Calendário de Capacitação/Maio

A programação completa de capacitação para o mês de maio/2016 já está disponível. Você pode baixar o arquivo (PDF) na aba “Capacitação” do blog NotaMáxima ou no endereço http://www.notamaxima.net.br/site/capacitacao

ESPECIAL: Sujeito epistêmico de Piaget – Na Educação, a importância de testar hipóteses e soluções

Outra concepção diretamente derivada da obra de Jean Piaget é a noção de que, se todos têm as mesmas possibilidades de construir conhecimento, então todos podem aprender. A essa altura, uma questão parece inevitável: o que explica as diferenças de conhecimento – por vezes tão acentuadas – entre os indivíduos? Por que algumas pessoas chegam à idade adulta com um amplo domínio dos conteúdos científicos e outras não?

Para o grande pensador suíço, salvo nos casos de indivíduos com algum dano cerebral, a capacidade de aprender está diretamente relacionada às oportunidades de troca. A explicação para os distintos níveis de aprendizagem passa por aí: hoje sabe-se, por exemplo, que crianças que possuem contato com livros em casa chegam à escola com mais facilidade para se alfabetizar do que as que vivem em famílias que não têm o hábito da leitura. “Tais defasagens, porém, são transitórias. Se tiverem mais oportunidades, essas crianças podem perfeitamente superar as diferenças”, completa Zélia. (Elisângela Fernandes | Nova Escola)

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ESPECIAL: Sujeito epistêmico de Piaget – A cada nova informação, uma constante reelaboração

A Filosofia não foi a única disciplina com a qual Piaget dialogou. Da Biologia, o pesquisador considerou as ideias evolutivas do naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829). Da Psicologia, continuou os estudos pioneiros de seu mestre, o suíço Édouard Claparède (1873-1940), sobre o pensamento infantil. Armado com o conhecimento dessas três áreas (e de décadas de observação e entrevistas com crianças), o pensador suíço terminou por se contrapor a vários pontos da filosofia de Kant, argumentando que as estruturas cognitivas não nascem com o indivíduo. À exceção da habilidade de construir relações (para Piaget, essa é a única característica pré-formada no ser humano), as demais são construídas e reelaboradas ao longo do tempo. Cada nova informação atualiza não só o que se aprende mas também as formas por meio das quais se aprende.
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ESPECIAL: Sujeito epistêmico de Piaget – O desenvolvimento da inteligência

TA-PiagetMesmo sem ser pedagogo, o cientista suíço Jean Piaget (1896-1980) foi um dos pensadores mais influentes da Educação. Sua atualidade e repercussão na sala de aula devem-se, principalmente, ao incessante trabalho em compreender como se desenvolve a inteligência humana. Entre estudos e pesquisas, que renderam mais de 20 mil páginas, um conceito perpassa toda a sua obra: a ideia do sujeito epistêmico. Segundo Piaget, esse “sujeito” expressa aspectos presentes em todas as pessoas. Suas características conferem a todos nós a possibilidade de construir conhecimento, desde o aprendizado das primeiras letras na alfabetização até a estruturação das mais sofisticadas teorias científicas.

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ESPECIAL: Teorias de aprendizagem – Construtivismo, a tentativa de caminho do meio

Com inatismo e empirismo apontando para lados opostos (“O saber está no indivíduo” versus “O saber está na realidade exterior”), o século 20 nasceu com uma tentativa de caminho do meio para explicar o aprendizado: a perspectiva construtivista. De acordo com essa linha, o sujeito tem potencialidades e características próprias, mas, se o meio não favorece esse desenvolvimento (fornecendo objetos, abrindo espaços e organizando ações), elas não se concretizam.

A presença ativa do sujeito diante do conteúdo é essencial – portanto, não basta somente ter contato com o conhecimento para adquiri-lo. É preciso “agir sobre o objeto e transformá-lo”, como diz Jean Piaget (1896-1980) (leia o quadro abaixo). Foi o cientista suíço quem cunhou o termo construtivismo, comparando a construção de conhecimento à de uma casa, que deve ter materiais próprios e a ação de pessoas para que seja erguida.
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Calendário de Capacitação/Abril

A programação completa de capacitação para o mês de abril/2016 já está disponível. Você pode baixar o arquivo (PDF) na aba “Capacitação” do blog NotaMáxima ou no endereço http://www.notamaxima.net.br/site/capacitacao

ESPECIAL: Teorias de aprendizagem – Empirismo, a absorção do conhecimento externo

Aristóteles (384-322 a.C.) apresentou uma perspectiva contrária à de Platão (como se vê no quadro resumo, abaixo). Segundo ele, embora as pessoas nasçam com capacidade de aprender, elas precisam de experiências ao longo da vida para que se desenvolvam. A fonte do conhecimento são as informações captadas do meio exterior pelos sentidos. Ideias como essa impulsionaram o empirismo, corrente favorável a um ensino pela imitação – na escola, as atividades propostas são as que facilitam a memorização, como a repetição e a cópia.

“Os empiristas acreditavam que as informações se transformam em conhecimento quando passam a fazer parte do hábito de uma pessoa”, explica Clenio Lago, professor de Filosofia da Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em São Miguel do Oeste. Absorvidos tal como uma esponja retém líquido, os dados aprendidos são acumulados e fixados – e podem ser rearranjados quando outros conteúdos mais complexos aparecem. A mente humana é definida como uma tábula rasa, um espaço vazio a ser preenchido. “A criança é comparada à água, que pode ser canalizada na direção desejada”, diz Lago.
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ESPECIAL: Teorias de aprendizagem – Inatismo, o saber congênito

A busca por respostas começa na Antiguidade grega, com o nascimento do pensamento racional, que busca explicações baseadas em conceitos (e não mais em mitos) como uma forma de entender o mundo. Para os primeiros filósofos, a dúvida consistia em saber se as pessoas possuem saberes inatos ou é se possível ensinar alguma coisa a alguém.

Platão (427-347 a.C.) firmou posição a favor das ideias congênitas. Defendendo a tese de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, o discípulo de Sócrates (469-399 a.C.) afirmou que conhecer é relembrar, pois a pessoa já domina determinados conceitos desde que nasce.

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Escolas privadas brasileiras também têm baixas taxas de aprendizado e altos percentuais de reprovação

Imagine um sistema educacional em que dois terços dos alunos terminem o ensino médio sem aprendizado adequado em matemática; com mais de um terço dos professores do antigo segundo grau atuando sem formação adequada para a disciplina lecionada; que tenha taxas de reprovação muito superiores ao que é tolerado em nações desenvolvidas; e que, na comparação com países ricos e considerando alunos de mesmo perfil, fique sempre nas últimas posições em rankings internacionais de aprendizado. Parece que estamos falando da educação pública brasileira, mas esses dados são todos da rede privada, que atende a apenas 15% dos estudantes, especialmente os de famílias de maior renda.
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Dica de livro: A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho

6-Organização-do-currículo-por-projetos-de-trabalho“Ainda que possa ser complementado por textos mais recentes, o livro A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio mantém atualidade ao contribuir com uma discussão sobre a organização do currículo por meio de projetos que estimulam a resolução de problemas em equipe, a fim de estimular o pensamento crítico e a produção autoral e ofertar uma alternativa concreta para a pedagogia informativa e memorizadora.”

Fernando Hernández e Montserrat Ventura, 200 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444 FREE, 70 reais

Dica de livro: O trabalho Docente

5-o-trabalho-docente“Bernardete Gatti é o principal nome da pesquisa nacional O trabalho Docente – Avaliação, valorização, controvérsias que revela, denuncia e defende as condições da profissão docente no Brasil. Todo professor precisa conhecê-la e pensar sobre as importantes questões que suas pesquisas revelam.”

Bernadete A. Gatti, 256 págs., Ed Autores Associados – Fundação Carlos Chagas, tel.: (19) 3789-9000, 59 reais

Calendário de Capacitação/Março

A programação completa de capacitação para o mês de março/2016 já está disponível. Você pode baixar o arquivo (PDF) na aba “Capacitação” do blog NotaMáxima ou no endereço http://www.notamaxima.net.br/site/capacitacao

Dica de livro: Itinerários pela Educação Latino-Americana

10-itinerários-pela-educaçãoItinerários pela Educação Latino-Americana – Caderno de viagens visa contextualizar o ensino brasileiro em relação a outros países, ajudando os aprendizes de docentes a compreender a profissão quanto questões nacionais numa perspectiva comparativa com a América Latina.”

Rosa María Torres, 341 págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444 FREE, 69 reais

Dica de livro: A Prática Educativa

9-a-prática-educativa-como-ensinarA Prática Educativa – Como Ensinar também é um clássico da Pedagogia ativa e construtivista baseada na prática intencional e organizada do professor. Bom começo para que os aprendizes de docentes possam compreender seu papel como planejadores e organizadores dos conteúdos de ensino, assim como da gestão do tempo e do espaço da sala de aula por meio de pautas e orientações justificadas pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem.”

Antoni Zabala, 224 págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444 FREE, 74 reais

Dica de livro: A Matemática em Sala de Aula

8-a-matématica-em-sala-de-aula“Smole é uma pesquisadora brasileira que propõe uma reflexão importante sobre como ensinar Matemática a partir das salas de aula e escolas brasileiras. A Matemática em Sala de Aula – Reflexões e propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental é um importante ponto de partida para desconstruir os mitos negativos em torno do ensino da disciplina.”

Katia Stocco Smole e Cristiano Alberto Muniz (orgs.), Penso 172 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444 FREE, 63 reais

Dica de livro: O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas

7-o-dia-a-dia-das-creches-e-pré-escolasO Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas – Crônicas brasileiras traz histórias possíveis de práticas pedagógicas realizadas em diferentes creches e pré-escolas brasileiras podem servir de modelo afirmativo para aqueles estudantes que ainda desvalorizam o trabalho com a primeira infância. Fácil de ler, mas profundos por dar a voz a outros professores.”

Ana Maria Mello (org.), 241págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444 FREE, 61 reais

Calendário de Capacitação/Fevereiro

A programação completa de capacitação para o mês de fevereiro/2016 já está disponível. Você pode baixar o arquivo (PDF) na aba “Capacitação” do blog NotaMáxima ou no endereço http://www.notamaxima.net.br/site/capacitacao

Como evitar evasão escolar em 6 passos

Sua instituição de ensino pode evitar a evasão escolar através de práticas simples como:

  1. Faça pesquisas internas
  2. Promova eventos de integração para os pais
  3. Atenda aos pedidos dos alunos com agilidade
  4. Ofereça produtos agregados ao principal
  5. Faça avaliações preditivas das causas da evasão
  6. Proporcione diferenciais de ensino

8 passos para melhorar a captação de alunos

A disputa pelo mercado está acirrada em todos os níveis, e para instituições de ensino não é diferente. Mas com criatividade é possível aumentar a receita, melhorar a captação e a eficiência operacional.

  1. Facilite a vida dos alunos: qualquer que seja o nível de ensino, escola primária, curso de inglês ou preparatório para concursos, envolve pessoas que via de regra não tem tempo, vem de uma rotina estressante e cansativa e sabem reconhecer quando algo lhes facilita a vida. Evitar uma ida presencial à sede da instituição, oferecendo mecanismos que facilitem a vida moderna é um ponto importante que os clientes reconheçam ao fechar a compra.
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Dica de livro: Professora Sim, Tia Não

4-Professora-sim-tia-não“Paulo Freire deve estar presente em toda biblioteca de nossos futuros professores. Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar, em especial, discute a profissionalidade docente, reflexão tão necessária nos dias de hoje.”

Paulo Freire, 128 págs., Ed Olho d’Água, tel.: (11) 3673-9633, 25,70 reais