6 dicas para retomar os estudos depois das férias

Com o fim das férias de inverno o vestibulando caminha para os meses decisivos rumo aos principais vestibulares e ao Enem. E, nesse momento, é comum surgir a dúvida: o que fazer para meus estudos se tornarem mais eficientes na reta final?

A seguir, veja 6 elementos que devem fundamentar sua preparação:

GARRA
Se o primeiro semestre foi difícil, cheio de altos e baixos, se aulas e horas de estudo foram perdidas, acalme-se, dá tempo de recuperar muita coisa ainda. Mas, para isso, é preciso garra para superar o desânimo e o cansaço. Se não conseguir melhorar, não tenha vergonha em conversar e procurar ajuda. Busque não faltar às aulas, ser pontual e se manter concentrado. Cada minuto é importante, toda aula tem algo novo.

DISCIPLINA
Depois das aulas – presenciais ou virtuais – é necessário estudo. Na aula se entende, estudando em casa se aprende. Estabeleça um cronograma de tarefas e cumpra-o. Para não se cansar muito, a cada 1h ou 2h no máximo, dê uma pequena pausa e mude de matéria. Intercalar exatas e humanas ao longo do dia também evita o estresse e confere maior dinamismo aos estudos.

FOCO
Definir a carreira e as faculdades que se deseja ingressar contribui para se preparar com maior objetividade. Leia o edital dos vestibulares e faça provas de anos anteriores para “pegar o jeito”. Pesquise sobre os assuntos que tem maior incidência e estude-os com maior intensidade. Não perca tempo com notas de rodapé e temas que pouco ou nunca caem. Evite a repetição de exercícios que são banais para você, tente se desafiar com questões mais abrangentes.

ESTRATÉGIA
Vestibular não é só conteúdo, é estratégia também. E para desenvolver um método eficaz de se realizar provas, é preciso praticar. Faça simulados. Conheça sua realidade como estudante, seus pontos fortes e fracos. A partir desse treino, defina a lógica que é mais eficiente para você. No dia do exame, execute-a. Não improvise.

REPERTÓRIO
Se mantenha antenado. Acompanhe os principais acontecimentos políticos no Brasil e no Mundo. Entenda o que se debate na economia. E tome um “banho” de cultura: cinema, teatro, exposições, espetáculos de música e dança. O repertório amplo te dará substância. E segurança na hora dos exames.

EQUILÍBRIO
Estudar como um louco é um grave erro. Depois de um mês, você não aguentará mais. Mantenha uma rotina equilibrada, com as devidas horas de descanso e lazer. Não se isole, o convívio com familiares e amigos ajuda demais a suportar a pressão.

(Daniel Perry | UOL Educação)

0 Comentários para “6 dicas para retomar os estudos depois das férias”


  • Sem comentários

Faça um comentário